A Campanha Nacional de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos segue a todo vapor em Taguaí, com o objetivo de atualizar as carteirinhas de vacinação e garantir a proteção contra diversas doenças. A iniciativa integra o esforço nacional do Ministério da Saúde para elevar a cobertura vacinal em todo o país.
Além da imunização de rotina, o município também intensifica a busca ativa de jovens menores de 19 anos não vacinados contra o HPV, reforçando a importância dessa vacina na prevenção de cânceres e outras doenças relacionadas ao vírus.
Para facilitar o acesso das famílias, a Secretaria Municipal da Saúde divulga o atendimento com horário alternativo das 17h às 19h, distribuído entre as unidades ao longo da semana:
Segunda-feira: ESF Vila Clementina
Terça-feira: ESF Centro
Quarta-feira: ESF Jardim dos Ipês
Quinta-feira: ESF Jardim Primavera
Sexta-feira: UBS Rosa Boranga
O Dia D da Vacinação, realizado em 18 de outubro (sábado), teve ampla adesão e movimentou todas as unidades de saúde, que permaneceram abertas durante todo o dia para atender a população.
Entre os dias 29 e 31 de outubro, as equipes de saúde também estiveram na Escola Estadual João Gobbo Sobrinho, realizando a verificação das carteirinhas de vacinação e aplicando as doses pendentes nos alunos. A ação teve como foco identificar e corrigir atrasos, garantindo que nenhuma criança ou adolescente fique desprotegido.
A Secretaria de Saúde reforça que todas as vacinas do calendário nacional estão disponíveis gratuitamente e convida pais e responsáveis a comparecerem às unidades de saúde com a caderneta de vacinação e o cartão SUS.
“Vacinar é um ato de amor e de responsabilidade com o futuro das nossas crianças e jovens”, destacou a equipe de imunização do município.
Para mais informações, acesse gov.br/vacinação
- Taguaí