A Secretaria Municipal de Saúde, através da vigilância epidemiológica realizou Sala de Situação da Dengue, um espaço estratégico criado para monitorar, planejar e intensificar as ações de combate às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.
O objetivo da sala é acompanhar os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, identificar áreas de risco e coordenar, de forma integrada, as medidas de prevenção e controle no município.
O grupo é formado por profissionais da Vigilância em Saúde, Atenção Básica, Educação, Esportes, Infraestrutura e Obras, Meio Ambiente e setor de Cultura que se reúnem periodicamente para analisar dados epidemiológicos, avaliar resultados e definir ações imediatas em campo.
Entre as principais medidas estão o reforço das visitas domiciliares, campanhas educativas, eliminação de criadouros e o engajamento da população no combate ao mosquito.
No momento estamos com 04 casos ativos de dengue e grande quantidade de casas com água parada e presença de larvas, o risco para início de novos surtos de dengue é muito grande, precisamos da colaboração de todos, destacou Enf Fabíola responsável pela Vigilância Epidemiológica
A criação da Sala de Situação reforça o compromisso da gestão municipal com a proteção da saúde pública e o enfrentamento contínuo das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
- Taguaí