Na segunda-feira (18), a Câmara Municipal de Taguaí sediou o 3º Fórum do Agosto Lilás, evento que integra a campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A iniciativa, promovida pelo CRAS em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, teve como objetivo ampliar as ações de prevenção, orientação e mobilização da sociedade, além de fortalecer a rede de proteção às mulheres do município.
O encontro contou com a presença de diversas autoridades e representantes de instituições. Participaram a primeira-dama de Taguaí, Pety Gabriel, a assistente social do Judiciário Janaína Bergamo, a idealizadora do Núcleo de Apoio e Combate ao Abuso e Violência Doméstica Simone Jurado, e a Chanceler e Vice-Reitora Jurídica do Centro Universitário Sudoeste Paulista (UniFsp), Maria Cristina Braga Chaddad, que também idealizou a criação da Faculdade Sudoeste Paulista em Avaré. Também marcaram presença a soldado da Polícia Militar Tatiane Fernandes, o chefe do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Guilherme Garcia e a juíza de Direito Dra. Roberta de Oliveira Ferreira Lima.
Durante o Fórum, os convidados destacaram a importância da união entre poder público, instituições e sociedade civil para combater todas as formas de violência contra a mulher. Em uma das falas, foi ressaltado que “a violência não pode ser tolerada em nenhuma circunstância, seja ela como for. Precisamos falar sobre o tema, orientar, conscientizar e, sobretudo, agir. Quando unimos forças, poder público, instituições e sociedade, mostramos que não há espaço para a violência. Nosso compromisso é garantir que todas as mulheres possam viver com respeito, dignidade e livres de medo.”
O evento reafirmou o compromisso de Taguaí em trabalhar continuamente para que as mulheres vivam livres da violência, em um ambiente mais seguro, justo e igualitário.
- Taguaí