Na sexta-feira (4) , a Secretaria Municipal de Educação de Taguaí promoveu uma palestra com a Dra. Ana Paula Ferraudo, especialista em Psicologia e referência no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O encontro reuniu professores, gestores escolares, profissionais da saúde, assistência social e pais atípicos e representantes da comunidade, fortalecendo a rede de apoio às crianças com necessidades específicas.
Com o tema “Caminhos no Tratamento do Autismo”, a palestra trouxe reflexões importantes sobre o diagnóstico, as possibilidades terapêuticas, o papel da escola e da família, e a importância do trabalho intersetorial.
De maneira clara, sensível e embasada cientificamente, a Dra. Ana Paula abordou os desafios enfrentados pelas famílias atípicas e os avanços no campo da neurodiversidade.
A secretária municipal de Educação, Lenita Romano Bergamo, destacou em sua fala de abertura que “Não há como desvincular a condição do autismo de nosso cotidiano escolar. Precisamos, cada vez mais, promover espaços formativos e de escuta que acolham e preparem nossos profissionais para lidar com as diferentes realidades que compõem nossas salas de aula.”
O evento foi organizado pela equipe do Centro de Apoio à Educação Especial (CAEE), que atua de forma intersetorial no município de Taguaí, reafirmando o compromisso com uma educação pública cada vez mais inclusiva e acolhedora.
A Secretaria Municipal de Educação agradece a todos que contribuíram para a realização do evento, em especial à Dra. Ana Paula Ferraudo, pela disponibilidade e generosidade em compartilhar seu conhecimento, e aos participantes de Taguaí e de municípios vizinhos que estiveram presentes nesse momento tão enriquecedor.
- Taguaí