Na tarde da última quarta-feira (27/08), a Secretaria de Meio Ambiente de Cerqueira César e a Defesa Civil Municipal foram acionadas por moradores de uma área rural às margens da Represa de Jurumirim, que relataram ter avistado uma onça-parda.
O resgate foi realizado pelo biólogo e secretário de Meio Ambiente, Thiago Godoi, especialista em manejo de animais silvestres, em parceria com Tomaz Silvestre, responsável pelo resgate de animais de grande porte no município. Segundo o secretário, o felino apresentava sinais de debilidade e aparentava idade avançada.
O animal recebeu atendimento do médico veterinário municipal Tales Vertuan e permanece em observação. Uma das hipóteses levantadas pelo biólogo é de que a onça tenha se desorientado devido às suas condições físicas. Após os primeiros cuidados na Clínica Veterinária Municipal, o animal será encaminhado nesta quinta-feira (28/08) ao CEMPAS (Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens), em Botucatu, referência no tratamento de fauna silvestre.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente e coordenador da Defesa Civil, Thiago Godoi, a onça-parda, também conhecida como sussuarana (Puma concolor), integra o bioma regional e é considerada comum no Cerrado paulista. O biólogo acrescenta que, a espécie Puma trata-se de um mamífero terrestre capaz de se adaptar inclusive a áreas modificadas pela ação humana, como pastagens e lavouras. (Comunicaçào da Prefeitura)
- Cerqueira César