Aconteceu na última terça-feira, (29), a reunião Lei Aldir Blanc, Ciclo 2 da PNAB na Câmara Municipal de Fartura com a Secretaria de Cultura e Turismo onde foram abordados vários assuntos com Natalia Latansio de Oliveira que é agente Territorial de Cultura no minC. Também estiveram presentes artistas e representantes do COMTUR, ambos de Fartura.
A reunião foi conduzida pelo secretário de Cultura e Turismo de Fartura, André Bertoni, que falou sobre a importância desta primeira reunião da lei Aldir Blanc que tem objetivo de esclarecer o plano e adesão de interesse aos fazedores de cultura, com o prazo até o mês de julho.
Natalia Latansio falou na reunião sobre o plano do programa.
“O programa Nacional dos Comitê de Cultura, com objetivo ampliar o acesso às políticas públicas de cultura. Fortalecendo a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas socioculturais e o sistema Nacional de Cultura (SNC),” explicou Natalia.
Também destacou que Fartura está entre 5 dos 25 municípios que fazem parte da região imediata, que tem contrapartida do Agente Territoriais de Cultura e apoio do IBGE.
“Agentes de Territorial de Cultura são pessoas físicas, selecionadas por meio de editais. E que conhecem a dinâmicas culturais da sua comunidade, ou seja, atuam diretamente nos territórios para fortalecer as políticas culturais nos munícipios,” explicou Natalia.
“Haverá mais reuniões até dia (26), propondo o auxilio nas elaborações do projeto, assim executar integralmente os recursos predominantes ao setor musical, O Ciclo 2 Lei Aldir Blanc, será discutido as propostas dos fazedores de cultura, para que este recurso chegue até Fartura,” afirmou André Bertoni.
“Os recursos financeiros que estão em pauta na reunião do edital, possuem o valor mais de 90 mil reais, distribuídos no setor categorias.
Categoria 01 - Produção áudio visual (curta metragem, web série nos formatos visual entre outros)
Categoria 02 - Apoio atividades culturais de qualquer linguagem artística e cultural (músicas, arte cênica, danças, cerâmica e fotografia artesanato e outros)
Categoria 03 - Apoio a realização de festivais ou eventos mostra culturais.
Categoria 04 - Apoio a realização de festivais ou eventos mostra culturais itinerantes,” afirmou André Bertoni.
O secretário da Cultura e Turismo reforçou sobre o plano de ação em conformidade de todos onde cabe 25 projetos da Cultura.
“O maior interesse do projeto Lei Aldir Blanc é alcançar o máximo de artistas culturais,” finalizou Natalia.
André Bertoni agradeceu a agente Natalia, e a todos pela presença, e pedindo mais participações dos interessados para as próximas reuniões.
A reunião foi de grande valia, demostrando o compromisso com a cultura de Fartura.
- Fartura