A Prefeitura Municipal de Taquarituba e a Casa da Criança inauguraram no último dia 4 de fevereiro oficialmente o Serviço de Acolhimento Institucional para mulheres vítimas de violência, uma importante iniciativa voltada à proteção, acolhimento e garantia de direitos de mulheres em situação de vulnerabilidade. O serviço passa a atender de forma regionalizada, em parceria com 12 municípios integrantes do Consórcio Amvapa.
A implantação do serviço representa um avanço significativo na política pública de enfrentamento à violência contra a mulher na região, oferecendo atendimento especializado, humanizado e sigiloso, conforme as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.
O novo serviço tem como objetivo acolher mulheres em situação de violência doméstica e familiar, proporcionando proteção imediata, acompanhamento psicossocial, orientação jurídica e encaminhamentos à rede de proteção, sempre respeitando a autonomia e a individualidade de cada mulher atendida.
Viabilizado através do Governo do estado, articulado pela Divisão Regional de Assistência Social e Desenvolvimento Social de Avaré a parceria com os municípios consorciados (Taquarituba, Arandu, Avaré, Cerqueira César, Coronel Macedo, Itaí, Itaporanga, manduri, Paranapanema, Piraju, Sarutaia e Tejupá), fortalece a atuação regional, garantindo que mulheres de diferentes cidades tenham acesso ao serviço, mesmo em localidades onde não há estrutura específica para esse tipo de atendimento.
O Consórcio Amvapa desempenha papel fundamental na articulação entre os municípios, promovendo ações integradas e eficientes na defesa dos direitos das mulheres.
Durante a inauguração, representantes da Casa da Criança, do Consórcio Amvapa e dos municípios parceiros destacaram a importância da união de esforços para o enfrentamento da violência de gênero, reforçando o compromisso com a proteção da vida, da dignidade e da segurança das mulheres.
Com essa iniciativa, a Casa da Criança de Taquarituba amplia sua atuação social, reafirmando seu compromisso histórico com a promoção de direitos, o fortalecimento da rede socioassistencial e a construção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária para todas as mulheres.
- Taquarituba