Prefeito reeleito em Taquarituba, Éder Miano concedeu na sexta-feira (18) entrevista ao Jornal Nova Voz e falou sobre ações de sua administração, campanha eleitoral, adversário político, Câmara Municipal, cassação de seu mandato, objetivos para a próxima gestão, entre outros assuntos.
Éder fez questão de agradecer a população pelos votos recebidos e destacou seu trabalho na campanha eleitoral durante as visitas nas casas e nas redes sociais falando direto com os munícipes de Taquarituba.
TARIFA ZERO E TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO
“Minha gestão foi uma administração inovadora, pois a gente olhou para as questões sociais também. Vários programas importantes foram implementados, como o Tarifa Zero e o Transporte Universitário Gratuito, eu falo esses dois que são muito importantes. E a gente tinha o slogan, o dinheiro do povo voltando para o povo. As pessoas hoje pagam impostos, pagam uma série de tributos, então é natural que a gente tenha esse viés, essa questão toda voltar para a população, fazer com que a população usufrua mais da cidade, dos serviços. Então foi importante, hoje você tem mobilidade, as pessoas vão de um bairro ao outro sem pagar nada, o Tarifa Zero, o trabalhador que vai para uma fábrica todos os dias, ele pode até almoçar na sua casa, ele tem um conforto a mais, ele vai cedo, volta de tarde, se você colocar na ponta do lápis, dá um 14º salário a mais para esse trabalhador, é o dinheiro voltando para ele. Então, essas questões todas mexeram com o sistema, com a população em geral”.
CAMPANHA ELEITORAL E ADVERSÁRIO POLÍTICO
“Eleição é uma coisa muito complexa, uma eleição você tem que conversar com o eleitorado, dialogar, foi o que nós fizemos. Todos os dias estava nos bairros, nas ruas, porque eu gosto de fazer isso, porta a porta, eu vou para uma campanha eleitoral e não vou de forma obrigada, como foi o outro candidato (Dr. Marcelo Milla), o outro candidato foi obrigado a entrar na política, ele mesmo disse isso em um debate que eu tive com ele, ele falou, estou sendo obrigado a ser candidato, quem faz as coisas obrigado?”.
OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS
“A quantidade de obras que nós fizemos, os adversários dizem que nós não fizemos obras, eu discordo veementemente disso, porque nós fizemos a nova Garagem Municipal, mais conforto para os servidores municipais, uma engrenagem importante. E nós entregamos a nova garagem na área industrial, fizemos também o complexo da saúde, reformamos, nova Farmácia Municipal, Centro de Fisioterapia, sede da administração da Saúde, com a nossa coordenadora da saúde, que mudou de prédio, atendendo a população. Fizemos cirurgias, exames e ampliamos os serviços. No terceiro setor, ampliamos vários planos de trabalho, a Apae nossa é referência. Existem programas que foram ampliados, programas da educação, como a criança que precisa de uma atenção a mais, ampliamos tudo isso. Então, nosso mandato foi voltado em melhorar o serviço público para o cidadão, a população foi o foco principal do nosso trabalho. E eu sou um prefeito muito presente, não sou um prefeito Copa do Mundo que aparece a cada quatro anos. Não, eu estou presente todos os dias. Eu sou muito acessível”.
CASSAÇÃO
“A cassação foi um absurdo que aconteceu, em Taquarituba, na história democrática do nosso município. A cassação que aconteceu com a gente, que foi um absurdo, repito, injusta, uma troca de funcionário, alegaram perseguição. Gente, isso foi uma coisa totalmente arbitrária. Por quê? Porque eles conseguiram reunir os votos necessários para o afastamento. Simples assim. Eles conseguiram criar esse fato e envolveu o Conselho Tutelar. Existem militantes hoje no Conselho Tutelar do município. Não vou generalizar, mas há pessoas que são militantes. Em vez dela fazer o trabalho de conselheira, na verdade ela é militante. Gosta de estar em palanque, gosta de se manifestar em política. Mas a urna já mostrou para ela também o resultado... Com relação à cassação, foi uma tentativa desses vereadores me tirarem do cargo. Envolveram até a minha família. Para você ver como é a política em Taquarituba. Eu falo isso para todos os prefeitos que conversam comigo. Mas a cassação não durou nem uma semana, pois ainda existe Justiça em nosso país”.
PRAÇA CENTRAL E PRECATÓRIOS
“Uma obra importante que a gente gostaria de fazer é reformar a nossa Praça Central, eu acho que é importante, já tem projetos, mas é claro que depende de recurso. Eu ainda tenho que ter cautela com o ano de 2025, pois em 2024 nós tivemos que pagar o precatório (cerca de R$ 6 milhões) e no próximo ano ainda temos parcela de precatório. Então a gente tem um orçamento ajustado também, assim como tivemos em 2024, e ajustado não por má gestão ou por questões de gastos errados, desnecessários, não é isso, é um orçamento ajustado, pois o orçamento público tem que ser assim, a Prefeitura não é banco, você tem que ter as contas em dia, de forma primordial o salário do servidor público, isso é muito importante, nós fizemos isso, nós pagamos antes do quinto dia útil até, então isso é primordial. O fornecedor que presta seu serviço também e os programas que funcionam na administração. Agora, claro que muitas vezes você tem que cortar investimento, você tem lá um precatório, você tem que cortar investimento, então tem muita coisa para a gente fazer ao longo desse próximo mandato”.
VOTAÇÃO HISTÓRICA
“Nunca um prefeito recebeu essa votação, então isso é importante, nós saímos da eleição 2020, uma eleição atípica, a votação minha acho que foi quase 7 mil votos e agora em 2024 foram 8.224 votos, sinal que uma grande parcela da população analisou o nosso trabalho e confiou na gente. E o voto é uma das coisas mais importantes que a pessoa tem, eu falei isso no nosso comício, sabe por quê? Porque o voto da pessoa pode ser a pessoa mais humilde que for, o voto dela tem o mesmo tamanho de um milionário. Outra coisa importante, a cadeira de prefeito você não vai lá no mercado e compra, o prefeito precisa conquistar, o vereador precisa conquistar o povo, precisa resolver os problemas, precisa mostrar, tentar resolver os problemas da cidade que ele vive, enfim, os municípios eles têm os seus agentes políticos e eles precisam trabalhar, é isso que o eleitor quer”.
PRESIDÊNCIA DA CÂMARA
“Dos seis vereadores da base eleitos em 2024, eu vejo um nome com naturalidade, o Sérgio Sá, o popular Piranha, porque quatro mandatos, está indo pro quinto mandato, já foi oposição, já foi situação, já participou do Executivo, já entende do funcionamento da casa (Câmara Municipal) na questão de regimento. Inclusive quando eu fui vereador com ele (Sérgio Sá), nós fizemos a reforma do regimento interno, eu participei muito de um grupo de trabalho junto com eles, com o Sérgio, com outros vereadores, e fizemos uma reforma, uma modernização do regimento, que já está até precisando fazer alguma reforma de novo... O Sérgio tem um bom relacionamento com a gente, eu acho que é fundamental, e quando eu digo bom relacionamento, é pra que a engrenagem municipal funcione, e que o serviço chegue na ponta, chegue no cidadão, esse é o nosso objetivo. Se eu precisar, por exemplo, de uma sessão extraordinária, eu tenho certeza que não vai ser negado, como já foi negado pra mim várias vezes nesta legislatura”.
- Taquarituba
- Política