Ao g1, o peão, Matheus Eduardo Guisini Estevam, de 24 anos, natural de Arapongas (PR), contou que o animal também atingiu seu rosto durante prova realizada em exposição agropecuária em Avaré (SP). Matheus recebe cuidados médicos em um hotel na cidade do interior de SP.
Um peão de 24 anos sofreu uma fratura na costela após ser atingido por um touro durante o rodeio da 55ª edição da Exposição Municipal Agropecuária (Emapa) de Avaré (SP), nesta quinta-feira (11). Ao g1, Matheus Eduardo Guisini Estevam, natural de Arapongas (PR), contou que desmaiou enquanto estava sobre o animal e caiu. Ele também teve ferimentos no rosto.
Nas imagens gravadas durante o evento, Matheus aparece montado no touro e, assim que o animal entra no recinto, ele cai desacordado. No chão do Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel, o peão tem o corpo atingido pelo animal. Logo em seguida, outros competidores e membros da equipe de arena correm para conter o touro.
Segundo Matheus, o touro atingiu seu rosto no momento em que ele caiu no chão. Segundo ele, esta foi a primeira vez que algo semelhante ocorreu em seus quatro anos de carreira no rodeio. O peão segue recebendo cuidados médicos e acompanhamento de fisioterapeutas em um hotel da cidade.
O peão foi desclassificado da competição após o acidente. Esta foi a segunda vez que ele participou da Emapa. “Eu estou bem, só com dor e tomando remédio, não consigo me movimentar. Acontece, né? O susto faz parte do negócio”, disse.
À reportagem, o fisioterapeuta da Confederação Nacional de Rodeio, Augusto Henrique de Souza Golci, explicou que a equipe de socorristas prestou os primeiros atendimentos a Matheus imediatamente após a queda. O peão sofreu uma fratura na 4ª costela do lado esquerdo e está sendo acompanhado pela equipe de fisioterapia. A recuperação completa deve levar de 45 a 60 dias.
A empresa Siaph Emergência, contratada pela organização da Emapa para os atendimentos médicos durante o evento, informou ao g1 que a equipe de plantão socorreu o peão após ele sair desacordado da arena.
Ainda segundo a Siaph, durante o atendimento ele recusou, inicialmente, ser levado para a Santa Casa de Avaré. No entanto, após sentir dores intensas causadas pela pisada do animal, aceitou o encaminhamento e foi levado ao hospital por uma ambulância do município.
Em nota à TV TEM, a Prefeitura de Avaré afirmou que a Emapa conta com toda a estrutura necessária de suporte à saúde. Informou ainda que o peão sofreu um trauma na região do rosto após ser atingido pela pata dianteira do touro. Matheus segue sendo acompanhado pelo setor de comunicação da administração municipal.
Por Pâmela Beker*, g1 Itapetininga e Região