Alunos são foco do Folclore Inclusivo que acontece na quarta-feira, 3 de setembro, com ampla programação
Alunos da Educação Especial de Avaré são o foco do Folclore Inclusivo que acontece na quarta-feira, 3 de setembro, das 9h às 14 horas, no Horto Florestal.
“A proposta é vivenciar o universo do folclore brasileiro por meio de atividades lúdicas e interativas, promovendo o encantamento, a escuta sensível e a valorização das manifestações culturais da nossa tradição popular”, destaca o Centro Pedagógico e Administrativo da Educação Especial (CPAEE), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Educação que trabalha pela inclusão de crianças com deficiência na Rede Municipal de Ensino.
A iniciativa tem apoio do prefeito Roberto Araujo. O evento alusivo ao Dia Nacional do Folclore, celebrado em 22 de agosto, vai contar com várias atrações na Casa Amarela, espaço educacional recentemente reinaugurado como Espaço Literário Inclusivo.
Acompanhados pelos pais, os alunos poderão participar da roda da música “Caixa de Cantigas”, brincadeiras folclóricas, oficina de reciclável e toca da Cuca, entre outras atrações.
“No encerramento, cada criança vai poder plantar uma sementinha de girassol e levá-la para casa, numa ação simbólica que registra e cultiva a memória das histórias vividas”, destaca o CPAEE.
Além de estimular o interesse pelas cantigas e lendas populares, a proposta do Folclore Inclusivo é desenvolver habilidades motoras e cognitivas e fortalecer o vínculo das crianças com a cultura nacional, promovendo o trabalho em equipe.