Programa Inova CPFL busca soluções para desafios técnicos do setor elétrico com testes para validação em ambiente real
Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Programa Inova CPFL, ação de inovação aberta da CPFL Energia que busca soluções para os desafios do setor elétrico brasileiro. A iniciativa oferece apoio técnico para startups, empreendedores e pesquisadores testarem suas tecnologias em ambiente real, com potencial para estabelecer parcerias comerciais com uma das maiores empresas do setor elétrico.
Nesta edição, o programa lança quatro desafios ligados às áreas de geração e distribuição de energia. Os temas envolvem desde a digitalização de processos e o monitoramento de segurança de equipamentos, até a previsão de chuvas no Sistema Interligado Nacional e a evolução dos processos de engenharia. As propostas selecionadas passarão por uma prova de conceito (PoC), etapa em que as soluções são aplicadas e avaliadas na prática.
O processo de seleção inclui uma triagem inicial, sessões de apresentação online, reuniões de aprofundamento técnico e, por fim, a escolha das propostas que avançarão para os testes.
“Queremos nos conectar com soluções que contribuam para uma operação mais eficiente, segura e sustentável. O Programa Inova CPFL é uma porta de entrada para a colaboração entre a companhia e o ecossistema de inovação, com foco na aplicação prática das ideias”, afirma Rafael Moya, gerente de Inovação e Transformação da CPFL Energia.
Desde o lançamento do programa, em 2024, o Programa Inova CPFL já atraiu 136 startups interessadas em resolver desafios reais do setor elétrico. Ao todo, 48 foram selecionadas para sessões de pitch e 22 passaram para a etapa de aprofundamento, resultando em oito provas de conceito – quatro concluídas e quatro em andamento.
A iniciativa é realizada em parceria com a Plug and Play, plataforma global de inovação e terceira maior investidora de capital de risco do mundo. A empresa conecta 500 corporações e mais de 70 mil startups globalmente, promovendo inovação aberta com foco em gerar valor real em diferentes setores, entre eles o de energia.
“A evolução do Inova CPFL ao longo do último ano reforça como a aproximação entre corporações e startups é capaz de acelerar transformações no setor elétrico. A cada nova chamada de desafios, surgem soluções com grande potencial de aplicação e impacto real. Nosso objetivo é continuar conectando o mercado de energia às possibilidades do ecossistema de inovação, sejam elas startups, pesquisadores ou centros de pesquisa e universidades, para aprofundar ainda mais a aplicação prática da inovação”, destaca Ingrid Mondoni, Partner Success Associate da Plug and Play Brazil.
A CPFL também promoverá um webinar para esclarecimento de dúvidas no dia 11 de agosto, às 14h. As inscrições estão abertas até 29 de agosto e podem ser feitas pelo site oficial do programa: www.cpflinovacao.com.br.
Sobre a CPFL Energia
Com 112 anos de história, a CPFL Energia é um dos principais grupos do setor elétrico brasileiro, atuando nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. É a maior distribuidora do país em volume de energia vendida, com mais de 13% de participação no mercado nacional, atendendo cerca de 10,7 milhões de clientes em 687 municípios nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
Na geração, totaliza 4.226 MW de capacidade instalada no Brasil, dos quais 96% são provenientes de fontes renováveis, como hidrelétrica, solar, eólica e biomassa, posicionando-se entre as maiores geradoras privadas do país. No segmento de transmissão, opera 6.400 km de linhas, 88 subestações e 16.000 MVA de capacidade de transformação.
Por meio da CPFL Soluções, o Grupo oferece soluções integradas em energia, como comercialização, gestão, eficiência, infraestrutura e geração distribuída. O objetivo é otimizar o uso da energia pelos clientes, com redução de custos, mais segurança, sustentabilidade e competitividade para os negócios.
A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da B3 e se destaca também em investimento social privado, com projetos nas áreas de cultura, esporte e educação, por meio do Instituto CPFL.
Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, a maior empresa de distribuição e transmissão de energia elétrica do mundo e a terceira maior organização empresarial global, presente em 88% do território chinês.
Assessoria de Imprensa