• Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Colunas
  • Região
  • Saúde
  • Avaré
  • Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Colunas
  • Região
  • Saúde
  • Avaré
  • Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Colunas
  • Região
  • Saúde
  • Avaré
Bizungão
Black Friday deve beneficiar cerca de 68 mil pequenos negócios no estado de São Paulo
Mais da metade dos consumidores pretendem gastar mais nos pequenos negócios com a Black Friday 2025 do que no ano anterior (Foto: Freepik)
  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • Ourinhos
  • Ourinhos

Black Friday deve beneficiar cerca de 68 mil pequenos negócios no estado de São Paulo

  • 06/11/2025 17:24:00
  • Jornal Sudoeste do Estado
  • Compartilhar:

Mudança no comportamento do consumidor proporciona aumento nas vendas na data; 49% afirmam que irão gastar mais que o ano anterior, com ticket médio de R$ 1,6 mil

Pesquisa do Sebrae-SP destaca que os consumidores do Estado de São Paulo estão cada vez mais atentos à Black Friday. De acordo com o levantamento “Black Friday 2025 – Quem compra do pequeno”, cerca de 68 mil pequenos negócios devem se beneficiar com o aumento das vendas para a data. Desse total, 36,7 mil são micro e pequenas empresas (54%) e 31,4 mil são Microempreendedores Individuais (46%).

“Cada vez mais consumidores brasileiros estão se acostumando a esperar pela Black Friday para realizar compras. A expectativa por descontos significativos leva muitas pessoas a adiarem as compras para novembro e algumas até antecipam as compras de Natal”, explica o coordenador de pesquisas do Sebrae-SP, Felipe Ferreira Barros.

A pesquisa retrata bem esse cenário. Dados mostram que 47% dos consumidores começam a pesquisar suas compras de Black Friday com um a três meses de antecedência, demonstrando um comportamento planejado e estratégico na busca por melhores oportunidades. Além disso, 20% a 24% iniciam as pesquisas entre quatro e seis meses antes, reforçando que boa parte do público se antecipa ao período promocional.

As principais intenções de compras para a Black Friday concentram-se em roupas, calçados e acessórios (49%); produtos de beleza e perfumaria (42%); eletrônicos, como smartphones, TVs, vídeo games e notebooks (39%); e eletroportáteis, como air fryer, mixer, secador de cabelo e aspirador de pó (35%); indicando a preferência dos consumidores por itens de uso pessoal e presentes.

Os clientes utilizam diversas fontes para buscar informações sobre promoções na Black Friday, com destaque para sites e aplicativos das próprias lojas (44%), redes sociais (44%) e marketplaces (41%). “Esses três canais se consolidam como os principais pontos de contato entre marcas e consumidores, evidenciando a importância da presença digital integrada”, reforça Felipe.

Durante a compra

A pesquisa traz, ainda, os principais fatores que influenciam a compra em pequenos negócios. O preço, as ofertas e promoções aparecem na frente com 29%, seguidos pela qualidade dos produtos (24%). “Esses números indicam que o consumidor busca o equilíbrio entre custo e valor percebido, demonstrando que, além de bons preços, espera qualidade e confiança na entrega do produto”, ressalta o coordenador de pesquisas.

27% dos consumidores afirmam comprar a maior parte presencialmente e um pouco pela internet durante a Black Friday, revelando a força do varejo físico mesmo em um contexto de digitalização crescente. Além disso, 24% dividem igualmente entre o online e o presencial, o que reforça o comportamento híbrido do consumidor atual.

Somando os que consideram as promoções parcialmente confiáveis e confiáveis, percebe-se algum grau de veracidade nos descontos da Black Friday. Apesar de certa desconfiança, a maioria reconhece oportunidades reais de economia: 62% afirmam que as promoções se destacam no ano, com 74% acreditando que as promoções de Black Friday são melhores em lojas online do que nas lojas físicas.

Para o especialista do Sebrae-SP, um dado interessante é o de que 23% dos consumidores compram com a finalidade de obter promoções exclusivas da Black Friday. “Muitas vezes, os clientes são atraídos pelo desconto, o que gera o impulso da compra estimulado pelo medo em ficar de fora e perder alguma promoção. Essa é uma oportunidade para os pequenos negócios atraírem e fidelizarem seus clientes”, orienta Felipe.

Gastos

A pesquisa mostra que 58% dos consumidores pretendem gastar mais nos pequenos negócios com a Black Friday 2025 do que no ano anterior. O ticket médio de gastos está em R$ 1.639,60. Para contemplar esse ímpeto pelos descontos, 25% dos consumidores pretendem usar o 13º salário para comprar na Black Friday e pagar contas, enquanto outros 21% planejam dividir o valor entre as compras da Black Friday e as de fim de ano, revelando um comportamento equilibrado entre consumo e responsabilidade financeira. Além disso, 20% afirmam que pretendem comprar na Black Friday e ainda poupar parte do valor, demonstrando preocupação com o planejamento financeiro.

Entre os meios de pagamento, 66% afirmam que utilizarão PIX, seguidos por 41% que pretendem optar pelo cartão de crédito à vista e outros 41% que preferem o parcelamento. A opção de débito aparece com 31%, seguida pelo dinheiro (20%) e boleto (4%).

Metodologia

A pesquisa “Black Friday 2025 – Quem compra do pequeno” foi elaborada com base em depoimentos de 670 pessoas físicas no Estado de São Paulo, com 18 anos ou mais, entre os dias 29 de setembro a 14 de outubro de 2025. Este levantamento busca entender o perfil dos consumidores que compram durante a Black Friday, compreendendo os principais motivos de suas escolhas e os padrões de compra. Esses insights visam capacitar as MPEs para melhorar sua competitividade.

Assessoria de Imprensa a serviço do Sebrae-SP 

Escritório Regional Ourinhos

  •         Artigo Anterior
  • Artigo Próximo        

veja também

Comerciário Premiado encerra 2025 com edição especial de Natal e grande sorteio final em Avaré

Comerciário Premiado encerra 2025 com edição especial de Natal e grande sorteio final em Avaré

  • 23 de dezembro, 2025
Natal sertanejo encanta os moradores de Sarutaiá

Natal sertanejo encanta os moradores de Sarutaiá

  • 23 de dezembro, 2025
Passeio ao shopping proporciona tarde de alegria às crianças de Timburi

Passeio ao shopping proporciona tarde de alegria às crianças de Timburi

  • 23 de dezembro, 2025
Jantar de confraternização celebra a convivência da Melhor Idade em Timburi

Jantar de confraternização celebra a convivência da Melhor Idade em Timburi

  • 23 de dezembro, 2025
Ser assertiva ou ser rotulada? Por que a autoridade feminina  ainda incomoda em tantos espaços

Ser assertiva ou ser rotulada? Por que a autoridade feminina ainda incomoda em tantos espaços

  • 23 de dezembro, 2025
Alunos do Curso Técnico em Administração da Etec concluem formação

Alunos do Curso Técnico em Administração da Etec concluem formação

  • 23 de dezembro, 2025
Secretaria de Assistência Social de Fartura realiza passeio de encerramento das atividades do Espaço Amigo

Secretaria de Assistência Social de Fartura realiza passeio de encerramento das atividades do Espaço Amigo

  • 23 de dezembro, 2025
Guarita da Garagem Municipal é inaugurada em Fartura

Guarita da Garagem Municipal é inaugurada em Fartura

  • 23 de dezembro, 2025
Avosc realiza nova entrega de rouparias e reforça apoio à Santa Casa de Fartura

Avosc realiza nova entrega de rouparias e reforça apoio à Santa Casa de Fartura

  • 23 de dezembro, 2025
Jantar de confraternização reúne participantes do Programa Frente de Trabalho

Jantar de confraternização reúne participantes do Programa Frente de Trabalho

  • 23 de dezembro, 2025
Fartura Veículos
Jatobá Usina Madeira
Service Security Avaré
Mazza
Profisio FITNESS

CATEGORIAS

  • Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Colunas
  • Região
  • Saúde
  • Avaré

Circulação Regional

  • Aguas Sta. Bárbara
  • Arandú
  • Avaré
  • Barão de Antonina
  • Cerqueira César
  • Coronel Macedo
  • Fartura
  • Itaí
  • Itaporanga
  • Itaberá
  • Manduri
  • Paranapanema
  • Piraju
  • Pratânia
  • Riversul
  • Sarutaiá
  • Taquarituba
  • Taguaí
  • Tejupá
  • Timburi
  • Jornal Sudoeste do Estado-
  • Fone: (14) 9.9869-9557
    Celular: (14) 9.9723-9292
    Whats App: (14) 9.9723-9292
  • Email: sudoestedoestado@uol.com.br
  • CONTATO
© Copyright Jornal Sudoeste do Estado. Todos os direitos reservados.