Serviço de Acolhimento Institucional, que funciona em Taquarituba, é fruto de parceria entre o Governo Estadual e municípios da região
Em um passo histórico para a garantia de direitos e proteção social da mulher, foi inaugurado na quarta-feira, 4 de fevereiro, em Taquarituba, o Serviço de Acolhimento Institucional (SAI) Mulheres, que tem abrangência regional.
O SAI Mulheres oferece acolhimento provisório para mulheres adultas que tenham sofrido violência doméstica, incluindo agressão física, sexual, psicológica ou moral, e que precisam se afastar de casa devido a ameaças e risco de morte.
Elas podem, inclusive, ser acolhidas junto com seus filhos. Viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Divisão Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) de Avaré, o SAI Mulheres é uma parceria entre municípios da região: Taquarituba, Avaré, Arandu, Cerqueira César, Coronel Macedo, Itaí, Itaporanga, Manduri, Paranapanema, Piraju, Sarutaiá e Tejupá.
“Por ser regionalizado, o equipamento assume uma importância estratégica, integrando a rede de proteção da região”, destaca a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS).
O serviço será executado pela Casa da Criança de Taquarituba, Organização da Sociedade Civil (OSC) que venceu o Chamamento Público nº 02/2025 realizado pela AMVAPA.
Por se tratar de um serviço sigiloso, o local de atendimento não é divulgado. A intenção é garantir a proteção das mulheres acolhidas.
Solenidade - A solenidade reuniu autoridades do Executivo e Legislativo dos municípios, além de representantes do Governo do Estado de São Paulo.
Avaré foi representada pela secretária Regiane Daffara (Assistência Social). O diretor de Gabinete Lauro Russo representou o prefeito Roberto Araujo na cerimônia.
Gestores e convidados também estiveram presentes, selando o compromisso conjunto na defesa das mulheres.