Alunos de Ciências Biológicas conheceram de perto o processo que garante água tratada e pronta para retornar aos rios
No Dia Nacional dos Rios, celebrado em 24 de novembro, uma equipe da Prefeitura da Estância Turística de Avaré, acompanhou alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, o IFSP Campus Avaré, do curso de Ciências Biológicas, a uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto.
Os estudantes Bianca Lourenço, Larissa Moraes, Richard Soares, Fellipe Diego e o professor Ronald Ribeiro, acompanharam todas as etapas do processo, orientados pelos profissionais da Sabesp: Luís Carlos Corrêa, auxiliar de saneamento, e Carlos Eduardo Carvalho Júnior, operador.
A ETE trabalha com dois lagos de decantação que possuem cerca de dois metros de profundidade. Este é o primeiro passo do tratamento. A água permanece aproximadamente 21 dias no sistema para que ocorra a separação natural dos resíduos e a ação biológica que reduz a carga orgânica.
A estrutura conta com três saídas e opera com média de 500 a 600 litros por segundo. Todo o fluxo passa por medições de vazão que garantem segurança e controle antes do retorno ao meio ambiente. A água tratada é liberada no Ribeirão Lageado, que segue até formar o Rio Água da Onça. “Após o processo, ela retorna pronta para voltar aos rios em conformidade com as normas ambientais”, enfatiza Luís Carlos Corrêa.
O encontro uniu conhecimento científico, educação ambiental e respeito pelos recursos hídricos, fortalecendo a relação entre saneamento básico e proteção dos rios. Avaré celebra o Dia Nacional dos Rios com visita técnica de alunos do IFSP Campus Avaré à Estação de Tratamento de Esgoto.
O encontro uniu conhecimento científico, educação ambiental e respeito pelos recursos hídricos, fortalecendo a relação entre saneamento básico e proteção dos rios.
- Avaré