Os 12 recenseadores e três supervisores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já estão preparados para dar início ao Censo 2022 no próximo dia 1º de agosto, no município de Fartura. Os contratados participam de treinamento. Em Guapimirim, por exemplo, a capacitação acontece no Colégio Estadual Alcindo Guanabara, no Centro.
O recenseamento é uma pesquisa demográfica domiciliar com finalidade estatística sobre o quantitativo populacional em nível nacional, estadual e municipal, ademais de saber o número de homens, mulheres, crianças, idosos, o modo de vida das pessoas, entre outros dados de interesse público. Por meio dessa consulta, é possível fazer um diagnóstico sobre a qualidade de vida da população em âmbito nacional ou regional e, a partir disso, elaborar políticas públicas em questões como saúde, educação, entre outras. Normalmente, o censo é feito a cada 10 anos. Deveria ter ocorrido em 2020, mas devido à pandemia de coronavírus teve de ser adiado.
Em Fartura, as visitas acontecerão tanto na zona urbana quanto na zona rural. Carlos Roberto da Silva, coordenador de área de Piraju, que abrange os municípios de Bernardino de Campos, Fartura, Sarutaiá, Tejupá e Timburi, solicita que os moradores recebam os recenseadores, que estarão devidamente uniformizados e identificados.
- Fartura
- Geral