Dados são acessados por meio de QR code; projeto de educação ambiental é uma parceria entre IFSP e Meio Ambiente
Um projeto que une educação ambiental e tecnologia começa a ganhar vida no Horto Florestal, um dos cartões-postais de Avaré.
É a Trilha Interativa. Funciona assim: foram instaladas placas com QR codes ao longo das trilhas, por meio dos quais os visitantes podem acessar informações sobre a fauna e a flora local.
Turistas e moradores também podem contribuir com o acervo, enviando fotografias relacionadas à proposta.
O projeto-piloto é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e alunos do campus avareense do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
A iniciativa tem apoio do prefeito Roberto Araujo. “O objetivo é unir educação ambiental, tecnologia e lazer, criando uma experiência enriquecedora para visitantes e estudantes, que poderão aprender sobre a flora local, conservação e sustentabilidade de forma dinâmica e imersiva”, destaca a pasta.
Testes - O projeto foi colocado à prova recentemente em sua primeira fase de testes. Alunos da Escola Rudolf Lanz participaram da etapa, tornando-se os primeiros a experimentar a nova trilha.
A atividade prática serviu para validar a metodologia e os recursos interativos desenvolvidos pelos alunos de Ciências Biológicas do IFSP e por técnicos do Meio Ambiente.
Recurso disponível - O recurso já está disponível para os frequentadores do Horto. “A próxima etapa será realizar trilhas guiadas com alunos da rede pública e privada para divulgar o projeto por meio da educação ambiental”, informa a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.