Venda de alimentos direto dos produtores ocorrerá das 17h às 21h, na Praça da Igreja Matriz
Nesta sexta-feira (24), será inaugurada a “Feira do Produtor Rural” de Bernardino de Campos. A feira será montada na Praça da Igreja Matriz (R. Arthur Michic, 346, Centro) e funcionará das 17h às 21 horas, com a venda de frutas, verduras e legumes sustentáveis.
A inauguração da Feira do Produtor Rural é o resultado de um programa de capacitação realizado desde abril pela parceria entre Sebrae-SP, Sindicato Rural de Bernardino de Campos e Sistema Faesp/SENAR-SP com o apoio da Prefeitura de Bernardino de Campos e Secretaria da Agricultura. O objetivo é criar uma opção de renda para os produtores rurais por meio da venda do que é produzido diretamente ao consumidor.
“O programa é uma importante ação de acesso a mercados para os produtores rurais de Bernardino já que, além da capacitação ao longo do ano, eles recebem todos os materiais, estruturas, uniformes e identidade visual para gerirem a própria feira livre no município. Ao comercializarem seus produtos em um modelo de vendas organizado, de maneira profissional, além dos produtores se desenvolverem como empreendedores rurais, eles fazem a economia local girar e os moradores do município passam a ter mais uma opção de compra de alimentos saudáveis, sustentáveis e acessíveis”, explicou Natalia Mitiko, consultora de negócios do Sebrae-SP.
A feira contará com 15 estandes envolvendo 25 produtores rurais na comercialização de frutas, verduras e legumes sustentáveis e de produção própria.
Esta será a primeira vez que os produtores farão vendas para o público externo. Pelas próximas quatro sextas-feiras (24/10, 31/10, 07/11 e 14/11), o movimento e o faturamento da feira serão monitorados para que sejam feitos ajustes em seu funcionamento.
Ao final deste período, no dia 26 de novembro, haverá a cerimônia de consolidação da Feira, com a formatura dos produtores rurais capacitados pelo programa.
A ideia é que a turma formada em 2025 seja integrada aos produtores rurais formados pelo programa em 2021, realizando uma única feira semanalmente em local que ainda será definido pelos envolvidos.