Parceria público-privada com agricultores viabiliza obra de R$ 250 mil, melhora mobilidade rural e beneficia produtores, estudantes e trabalhadores de toda a região
Uma demanda que se arrastava há mais de 10 anos começa finalmente a ser resolvida em Avaré com o início da reforma da ponte sobre o Rio Pardo, nas proximidades da Fazenda Santa Fé. Isso foi possível graças a articulação do secretário de Agricultura, Gerson Fiuza. Segundo ele, a intervenção representa um avanço significativo para a mobilidade rural e para o desenvolvimento econômico de uma região muito produtiva do município, além de melhorar o acesso a outras áreas rurais de Avaré e, de municípios vizinhos.
A ponte é um eixo estratégico para o tráfego diário de vans escolares, veículos particulares, caminhões e máquinas agrícolas. A estrutura parcialmente interditada, comprometia a logística de uma região marcada pela produção de soja, milho e cana-de-açúcar, além da atividade ligada aos equinos.
A obra foi possível graças a uma parceria público-privada com um agricultor, que assumiu papel decisivo na solução do problema. A Fazenda Santa Fé, por meio do produtor rural Carlos Mansur e do gerente da propriedade, Zico, está executando integralmente a reforma da ponte, com investimento estimado em R$ 250 mil. Além disso, a propriedade também foi responsável pela implantação de uma estrada alternativa, garantindo segurança e fluidez ao tráfego durante a execução dos trabalhos.
O secretário Gerson Fiuza, acompanhou o início das obras e destacou o impacto positivo da intervenção. “Essa era uma demanda antiga. Muitos duvidaram, mas missão cumprida. O agronegócio não para, e Avaré precisa dar condições para que o campo continue produzindo, gerando emprego e desenvolvimento para toda a cidade”, declarou o prefeito, agradecendo de forma enfática à Fazenda Santa Fé e aos responsáveis pela iniciativa.
O prefeito Roberto Araujo ressaltou que a recuperação da ponte foi uma missão confiada ao secretário no início da gestão e, que está se concretizando. “Essa ponte é fundamental para o transporte escolar, para o escoamento da produção e para o dia a dia de uma região altamente produtiva. Resolver esse problema histórico significa aumentar a segurança e dar suporte direto ao agronegócio, que gera empregos e qualidade de vida”, afirmou.
A reforma da ponte representa melhorias na infraestrutura e é um exemplo de cooperação entre o poder público e o setor produtivo, garantindo soluções concretas para gargalos históricos da zona rural e fortalecendo uma das principais bases da economia local.
Desvio sinalizado - A reforma da ponte sobre o Rio Pardo, na rodovia rural AVR-325, conta com desvio autorizado para execução da obra, acordado entre os produtores rurais da região.
A Prefeitura de Avaré, por meio do Departamento de Trânsito, forneceu e instalou toda a sinalização antes da interdição, garantindo segurança aos usuários. O desvio ocorre pela AVR-325-A, já existente e oficializada pelo Decreto nº 1715/08. O documento é assinado pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Gerson Fiuza Cardoso.
Apoio contínuo ao produtor rural - Paralelamente à obra da ponte, a Secretaria de Agricultura segue executando serviços por meio da Patrulha Agrícola, reforçando o apoio direto ao produtor. Atualmente, está sendo realizado o serviço de gradagem em uma área de 68 alqueires pertencente à Fazenda de propriedade da Prefeitura de Avaré, localizada após o bairro Duilio Gambini, na Estrada da Usina do Rio Novo.
O trabalho está sendo executado pelo operador Gilberto e integra as ações permanentes da Secretaria para o preparo do solo, incentivo à produção agrícola e fortalecimento da economia rural do município.
“Com investimentos, parcerias e ações efetivas, Avaré avança na superação de desafios históricos da zona rural, reafirmando que o campo segue em movimento, gerando desenvolvimento, renda e mais qualidade de vida para quem produz e para quem depende do agronegócio”, conclui o secretário de Agricultura, Gerson Fiuza.
- Avaré