Na noite da última segunda-feira (28), ocorreu na sede da coordenadoria municipal de educação a primeira roda de conversa sobre o autismo em Sarutaiá.
A ação da prefeitura municipal por meio da pasta da educação, recebeu mães atípicas que tem filhos com transtorno do espectro autista (TEA), para que pudessem em uma conversa amplamente aberta, falar sobre a dificuldade que cada uma enfrenta, e como resolver os desafios que envolvem suas vidas.
Esse foi apenas o primeiro encontro, onde os profissionais da educação puderam ouvir, falar, ensinar e aprender com essas mães guerreiras, isso tudo com a finalidade de transformar o mundo em lugar melhor para as crianças com o transtorno de espectro autista.
Foram tratados diversos temas relacionados ao TEA, e também formas de se comunicar e de como conviver com essas crianças em ambientes com muito movimento, além do autismo, foram abordadas outros transtornos e necessidades especiais de crianças da cidade.
Estiveram presentes a coordenadora municipal de educação Keli, que conduziu a conversa, além das gestoras da educação do município, representando as duas escolas, representantes do CRAS, o vereador Rodrigo Bongo e um grupo de mães da cidade de Timburi, que também participou da conversa, na qual, parabenizaram a gestão de Sarutaiá pelo apoio a causa inclusiva.
O prefeito João da Tapera também esteve presente, e salientou a necessidade de dar o primeiro passo nessa área da inclusão;
“Nos hoje estamos plantando uma semente aqui, que com toda certeza germinará e dará frutos. É de suma importância termos um ambiente mais acolhedor e inclusivo para as crianças autistas, e isso começa já na escola, por isso, nosso departamento de educação e nossa gestão estão empenhados em dar todo o respaldo e ajuda necessária para essas super mães, que lutam pelo direito de seus filhos. Quero deixar aqui um grande abraço e os meus parabéns a cada mãe e pai atípico de nossa cidade, pois vocês são essenciais na vida de seus filhos. Quero agradecer a presença das mães de Timburi que estiveram aqui, e dizer que Sarutaia está sempre de portas abertas para vocês. Agradeço também ao meu vice Gango, e a todos os nossos vereadores pelo apoio,” - destacou João.
- Sarutaiá