Um boletim de ocorrência foi registrado na sexta-feira (22), após moradores afirmarem que presenciaram a tutora maltratando quatro cachorros. Os animais estariam debilitados e desnutridos.
A Polícia Civil investiga uma idosa suspeita de maus-tratos a animais em Piraju, no interior de São Paulo. As agressões teriam ocorrido no bairro Jardim Jurumirim, e o caso foi denunciado por um grupo de moradores na sexta-feira (22).
Conforme o boletim de ocorrência, os moradores denunciaram a tutora por arrastar os quatro cães, de porte pequeno e grande, pela rua, além de chutar os animais, que não são alimentados da forma correta, apresentando sinais de desnutrição.
Nas redes sociais, outra moradora compartilhou vídeos e relatos dos maus-tratos que a idosa estaria cometendo contra os animais. Nas imagens, a mulher aparece agredindo os cães.
Além disso, conforme a moradora e advogada Roberta Blanco, os animais seriam acorrentados em ambiente sem espaço para se locomover, com falta de comida e água potável.
Roberta é presidente da Comissão de Defesa e Direito dos Animais da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Piraju. Ela protocolou uma petição de busca e apreensão de animais, com pedido liminar de tutela de urgência e avaliação psíquica da suspeita ao Tribunal de Justiça (TJ).
“Ser idosa não dá salvo-conduto para cometer crimes. A lei é para todos. Os animais serão retirados dessa casa, quer ela queira ou não, que ela goste ou não. Essas práticas configuram crime previsto no art. 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), que pune maus-tratos a animais. Trata-se de crueldade extrema e risco concreto à vida dos animais”, afirma a advogada, na publicação.
O g1 não conseguiu contato com a tutora dos animais até a última atualização desta reportagem. O caso foi registrado na Delegacia de Piraju, onde está sendo investigado.
Por g1 Itapetininga e região