A 112ª Subseção da OAB de Piraju, presidida por Dr. Marcos Tonon, lançou o 1º Concurso de Redação, uma iniciativa da Comissão OAB Vai à Escola e à Comunidade, presidida pelo Dr. Felipe Bertem Chagas, com o objetivo de incentivar a reflexão cidadã entre os alunos da rede municipal de ensino.
O projeto abrange as comarcas que integram a subseção, Piraju, Fartura, Taguaí, Sarutaiá, Tejupá, Timburi, Óleo e Manduri , mas nesta primeira edição será voltado exclusivamente aos alunos dos 4º anos do ensino fundamental das escolas municipais de Piraju.
Segundo Felipe, o concurso é um projeto-piloto e marca o início de uma ação que deve crescer nos próximos anos.
“Por ser a primeira edição, nós optamos por começar apenas com os alunos dos quartos anos da rede municipal. Ainda estamos ganhando experiência e analisando os desafios para, futuramente, ampliar o alcance do projeto”, explicou.
A iniciativa tem como parceira pessoas empresas e instituições como a Faculdades Integradas de Taguaí (FIT), que apoiou a proposta e reconheceu a importância de estimular desde cedo o pensamento crítico e o exercício da cidadania entre as crianças.
“É fundamental que os estudantes aprendam desde já a refletir sobre temas ligados à cidadania e consigam expressar isso por meio da escrita. Tenho certeza de que os textos produzidos serão muito especiais”, destacou Felipe.
O projeto conta ainda com o apoio do Departamento Municipal de Educação de Piraju, por meio das professoras Márcia e Rosana Tonon, além do envolvimento direto dos docentes que acompanham as turmas participantes.
“Visitamos as escolas, conversamos com os professores e todos se mostraram muito receptivos. Eles estão trabalhando o tema em sala e os alunos terão até o dia 17 de novembro para entregar suas redações, que serão avaliadas pela comissão organizadora”, afirmou o presidente.
Com esse primeiro concurso, a OAB Piraju, sob a liderança de Felipe Bertem Chagas, dá início a um movimento de valorização da educação e da formação cidadã, buscando aproximar a advocacia da comunidade e despertar nos estudantes o interesse por temas sociais e éticos que moldam o futuro de todos.
- Piraju