Gestão prioriza diagnóstico, articulação intersetorial e fortalecimento de políticas para famílias atípicas ao longo do ano
O novo secretário municipal, Enzo Schiavão Neto, assumiu oficialmente o cargo na terça-feira, 20, e já iniciou o planejamento das ações para o ano de 2026, com foco especial nas políticas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista e outras Neuroatipicidades.
A proposta prevê duas frentes principais de atuação. A primeira é voltada à garantia de direitos, inclusão e acesso a políticas públicas. A segunda envolve a área assistencial, com foco na saúde e no desenvolvimento das crianças, priorizando o acompanhamento precoce para que, na vida adulta, essas pessoas tenham maior autonomia e melhor qualidade de vida.
Segundo o novo secretário, o trabalho com crianças precisa ser intensificado na fase infantil, mas as políticas públicas também devem contemplar outras faixas etárias, garantindo amparo ao longo da vida, com acesso ao trabalho, cultura, lazer e inclusão social. Outro eixo central será o fortalecimento do trabalho conjunto com as famílias atípicas, promovendo escuta ativa, orientação e participação direta na construção das ações. O maior desafio apontado é sanar o gargalo relacionado aos diagnósticos e terapias. Enzo enfatizou que a falta de informação sobre neurodivergências dificulta o acesso a direitos e serviços.
Neutralizar esses gargalos, ampliar o acesso ao diagnóstico e promover uma inclusão mais humanizada estão entre as prioridades da nova gestão da pasta, que também pretende ampliar a capacitação de profissionais e fomentar debates, conforme previsto na lei de criação da secretaria.
Perfil do novo secretário
Enzo Schiavão Neto, tem 35 anos, é um grande entendedor do assunto, inclusive foi diagnosticado com TDHA, já na fase adulta. Convive cotidianamente com as mesmas lutas das famílias atípicas. É casado, pai de um filho de 3 anos e aguarda a chegada do segundo filho.
Enzo também possui forte ligação com a área através da família, sendo filho do médico Dr. Vicente Schiavão, neurologista com mais de 40 anos de atuação e de Iara Schiavão, neuropsicóloga com mais de 10 anos de experiência. Seu irmão, Lucas Schiavão, é médico neurologista e atua em São Paulo, há mais de 15 anos.
A nova gestão contará ainda com o apoio de Alessandra Silva, que atuará em ações com famílias, eventos e oficinas, fortalecendo a identificação com as famílias atípicas, além do assessor de gestão e planejamento Dr. Camilo Gomes, que dará suporte nas áreas de planejamento estratégico e área jurídica.
A expectativa é que o novo planejamento potencialize projetos, amplie o atendimento e fortaleça uma política pública mais integrada, humanizada e eficiente para pessoas com autismo, neurodivergências e suas famílias em toda a cidade. “A Secretaria está de portas abertas a todas as famílias atípicas, agradeço a confiança do prefeito Roberto Araujo e a população pode esperar muito empenho da minha parte”, concluiu Enzo Schiavão.
- Avaré