Em relação a informação que circula de que, na limpeza pública está ocorrendo uma demissão em massa, não procede, tendo em vista que os procedimentos trabalhistas que envolvem a empresa Suma, têm que serem solucionados até dia 6 de fevereiro quando encerra o contrato emergencial que existe entre a empresa Suma Serviços Urbanos e de Meio Ambiente e a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Avaré.
Os vínculos trabalhistas, o rito trabalhista tem que ser cumprido com 30 dias de antecedência à extinção do contrato. O contrato se extingue em 06/02/2026. Então a empresa fez o aviso prévio aos funcionários com 30 dias já antecedendo e extinguindo em 6 de fevereiro.
Esses funcionários vão aguardar até dia 2 de fevereiro, quando será feito o novo certame onde será conhecido o novo ganhador do processo licitatório, que envolve a coleta de resíduos sólidos urbanos. Então a empresa vencedora em 2 de fevereiro, ela tem total liberdade para repatriar novamente esses funcionários de aviso prévio.
Automaticamente, eles sairão da empresa e passarão para outra empresa caso seja outra empresa a vencedora do certame. É o rito padrão normal e inclusive, o trabalhista que a empresa Suma vem realizando.
Então não haverá demissão em massa. Os funcionários serão repatriados caso seja uma nova empresa e se for a mesma empresa a vencedora do certame, suspende-se os avisos prévios e eles continuam no exercício das suas funções normais dentro da empresa.