A Secretaria Municipal de Meio Ambiente acaba de criar o projeto “Adote uma Caneca”. A iniciativa é inspirada no “Projeto Canecas” desenvolvido desde 2003 pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O objetivo é incentivar a substituição de copos plásticos descartáveis por canecas individuais duráveis em todos os departamentos e setores municipais.
Um estudo preliminar realizado pela pasta aponta que, em média, cada funcionário da secretaria descarta diariamente três copos plásticos de 180 ml.
Multiplicando a média pelo número de servidores municipais, que é 2600, isso resulta em um consumo diário de aproximadamente oito mil copos plásticos, 160 mil unidades mensais. Com isso, são consumidos quase dois milhões de copos descartáveis por ano.
Segundo estimativa do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSP) de Itapetininga, são utilizados aproximadamente 500 ml de água para produzir um copo descartável.
Desta forma, anualmente, é gasto um milhão de litros de água para a fabricação de copos consumidos pelos funcionários da Prefeitura da Estância Turística de Avaré.
SUSTENTABILIDADE
É esse cenário que a iniciativa pretende reverter em busca de um contexto mais sustentável. “Além da contribuição financeira aos cofres municipais, o projeto “Adote uma Caneca” quer contribuir para a redução na geração de resíduos”, explica a pasta.
A proposta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é estimular a implantação do projeto, gradativamente, em todos os departamentos municipais.
- Avaré