Na quinta-feira (14), foi realizada a formatura do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência com os estudantes dos 5º anos das Escolas Municipais João Batista de Oliveira e Miguel de Góes Vieira, além do Colégio Educacional de Fartura (Cefar), que participaram das atividades ao longo do ano.
Em 2025, o programa celebra 32 anos de existência, alcançando mais de 11 milhões de crianças e adolescentes em todo o país e consolidando-se como uma importante política pública de prevenção e promoção da cidadania.
O Proerd é uma iniciativa da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em parceria com a rede educacional. Desde 1993, já formou mais de 13 milhões de alunos, fortalecendo competências socioemocionais, senso crítico e capacidade de tomada de decisão. Ao longo das aulas, os estudantes aprendem sobre riscos e consequências do uso de drogas, estratégias para lidar com pressões de grupos, formas de controle da tensão, prevenção ao bullying e atitudes de cidadania ativa. O programa estimula que cada criança desenvolva autonomia para escolhas seguras e responsáveis ao longo da vida.
Na cerimônia de formatura, os alunos que se destacaram no percurso e a melhor redação da turma, recebe uma premiação e uma medalha, além da realização de sorteios de brindes, como bicicletas, e cestas de doce entre os formandos. Todos recebem certificados, camiseta do programa e participam do tradicional Juramento Proerd, em que se comprometem, perante suas famílias, professores, sociedade e autoridades, a dizer não às drogas e não praticar a violência. Um momento especial é a interação com o mascote Dare, o leão do Proerd, experiência muito aguardada e que costuma marcar a memória dos estudantes.
A cerimônia contou com a presença do Capitão Felipe Andrade Encarnação e do 1º Sargento Gilson Aparecido Ferreira, responsáveis pela condução do programa no município. Representando o poder público local, estiveram presentes o prefeito Marcão do Haras, a primeira-dama, a vice-prefeita Célia Regina Erustes da Costa, a secretária de educação Renata Amaro, as supervisoras Silvandreia Lantazio Palma e Flávia Ribeiro, além das equipes gestoras das escolas João Batista de Oliveira, Miguel de Góes Vieira e Cefar. O Conselho Tutelar de Fartura também participou, reforçando o compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes.
As escolas realizaram apresentações que enriqueceram a noite e valorizaram o protagonismo dos estudantes. A comunidade pôde conhecer mais sobre o Proerd.
A Secretaria Municipal de Educação agradece a todos que contribuíram com a doação dos prêmios, bem como aos servidores da educação e de outros setores da prefeitura que, com talento e dedicação, fizeram deste evento um verdadeiro sucesso.
- Fartura