Premiação busca reconhecer municípios paulistas que avançaram na alfabetização. Investimento total é de R$ 80 milhões.
Onze escolas de seis municípios da região foram homenageadas pela Unidade Regional de Ensino de Piraju, quando receberam premiações em decorrência do Prêmio Excelência Educacional baseado nos resultados da prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Entre os destaques, estão unidades educacionais de Fartura, Taguaí e Timburi.
O prêmio busca reconhecer municípios paulistas que avançaram na alfabetização e o investimento total na premiação estadual é de R$ 80 milhões.
Participam da solenidade regional os municípios de Fartura (escolas João Batista de Oliveira e Miguel de Góes Vieira), Manduri (escolas Hermelindo Prestes e Prefeito Zoroastro Alves), Óleo (escola Prefeito Affonso Garcia), Piraju (escolas Profª Balbina Marques Galvão, Leonel Lowande Mendes Gonçalves e Professora Yolanda Marinho Lessa), Taguaí (escolas Pedro Soldera e Arlindo Bérgamo) e Timburi (escola Profª Gilda Zanforlin dos Rheis Thosi).
A mesa diretora foi composta por Elaine Maria Nocera Kaizer, chefe de Departamento da Unidade Regional de Ensino de Piraju, bem como os prefeitos dos municípios de Piraju, Fartura, Óleo, Taguaí e Timburi, além do vice-prefeito pirajuense.
Representando os alunos, foram convidados Letícia Medalla Pansanato - 3º ano B da escola Profª Balbina Marques Galvão, Livia Sofia Marcelo Louzada - 3º ano A da escola Leonel Lowande Mendes Gonçalves, e Anita Fernandes Donique - 5º ano A da escola Profª Yolanda Marinho Lessa, para a entrega da carta escrita aos prefeitos.
Houve ainda a entrega do Quadro Honra ao Mérito – Categoria Ouro às escolas que se destacaram pelos excelentes resultados no Saresp. Neste momento, diretoras escolares das unidades de ensino foram chamadas para receber a homenagem.
“Parabenizamos todas as escolas homenageadas e agradecemos a presença das autoridades, educadores e estudantes que celebraram conosco este momento”, exaltou a cerimônia em sua parte final. “A cada diretor, coordenador, articulador, professor, estudante e parceiro municipal, nosso muito obrigado. Que os resultados de hoje sejam apenas o começo de muitas outras conquistas. Desejamos a todos um excelente dia e declaramos encerrada esta solenidade.”
Metodologia
O Governo do Estado de SP concedeu dois tipos de premiação: um para os municípios com escolas vencedoras no Prêmio Excelência Educacional, que reconheceu 1.171 escolas municipais de 442 cidades; e outro para os 100 municípios que obtiveram os melhores resultados na Avaliação de Fluência Leitora. 72 prefeituras receberam ambas as premiações.
O Prêmio Excelência Educacional tem como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do Saresp.
Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra o regime de ensino em tempo parcial ou integral.
Já o reconhecimento aos 100 municípios destaque na alfabetização levou em conta os melhores índices de fluência leitora, uma métrica essencial para avaliar o desenvolvimento das crianças.
- Região