Na manhã deste sábado, 1º de novembro, a Secretaria de Saúde deu início ao segundo mutirão de 2025 voltado à prevenção e ao combate à dengue. A ação está sendo realizada em residências e estabelecimentos comerciais da região central da cidade.
O objetivo do mutirão é vistoriar imóveis, eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, orientar moradores e comerciantes sobre os cuidados necessários e incentivar o engajamento de toda a população nessa importante mobilização de saúde pública.
Essa é mais uma ação que reforça o compromisso do município com o cuidado e a qualidade de vida da população. “Aproximadamente, 90% dos focos do mosquito estão dentro das residências. A conscientização e a participação ativa da população são fundamentais no combate à dengue. Atitudes simples, como eliminar possíveis criadouros do mosquito em casa, fazem toda a diferença. No entanto, essas medidas precisam ser contínuas e incorporadas à rotina. O envolvimento de cada cidadão é indispensável nessa luta", relatou a secretária de Saúde, Regiane Medeiros.
Prevenir a Dengue é um compromisso de todos! Zelar dos quintais, eliminar focos de água parada e manter a atenção redobrada são passos simples, mas vitais para combater o mosquito e os 10 minutos de cuidado semanal podem fazer toda a diferença para proteção de sua saúde, de sua família e da comunidade.
Algumas medidas simples podem ser implementadas na rotina. Confira 10 passos que ajudarão a você proteger sua família contra o mosquito vetor e que não gastam nem 10 minutos do seu tempo livre:
1) Tampe caixas d’água, ralos e pias;
2) Higienize bebedouros de animais de estimação;
3) Descarte pneus velhos em locais apropriados. Caso precise guardá-los, mantenha-os em local coberto, protegidos do contato com a água;
4) Retire a água acumulada da bandeja externa da geladeira e bebedouros e lave-os com água e sabão;
5) Limpe as calhas e a laje da sua casa e coloque areia nos cacos de vidro de muros que possam acumular água;
6) Coloque areia nos pratos de vasos de plantas;
7) Amarre bem os sacos de lixo e não descarte resíduos sólidos em terrenos abandonados ou na rua;
8) Faça uma inspeção em casa pelo menos uma vez por semana para encontrar possíveis focos de larvas;
9) Sempre que possível, faça uso de repelentes e instale telas, especialmente nas regiões com maior registro de casos;
10) Receba bem os agentes Comunitários de Saúde e de Controle de Endemias que trabalham em sua cidade.
Em caso de febre, dor de cabeça, dores atrás dos olhos, no corpo ou nas articulações, náuseas ou manchas na pele, procure imediatamente o Centro de Saúde ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência.
Evite o uso de medicamentos sem orientação médica. Em casos de suspeita de dengue, a automedicação pode agravar o quadro e trazer sérios riscos à saúde.
- Fartura