Pela primeira vez na história, evento cria áreas estruturadas de acolhimento sensorial e acessibilidade; Prefeitura reforça inclusão e garante atendimento seguro e organizado para todas as famílias
A 55ª Emapa - Exposição Municipal Agropecuária de Avaré oferece, pela primeira vez, espaços exclusivos para acolhimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e para Pessoas com Deficiência (PCD). A iniciativa inédita foi anunciada pelo prefeito Roberto Araujo (PL) e marca um avanço significativo nas políticas de inclusão do município.
De forma humanizada, o prefeito destacou a importância do acolhimento durante o evento: “A Emapa é de todos. Estamos trabalhando para que cada criança e cada família possam participar com segurança e dignidade. Inclusão não é discurso: é ação concreta, é respeito. Criamos estes espaços para garantir tranquilidade, cuidado e acolhimento real às famílias TEA e às pessoas com deficiência”.
A área destinada ao público TEA ficará localizada logo abaixo do espaço PCD, com sinalização visível para facilitar a identificação e o acesso das famílias. Para entrar na área PCD, é necessária a apresentação da carteirinha da pessoa com deficiência. Já no caso das crianças autistas, é obrigatório apresentar laudo médico pela família, carteirinha de autista e o cordão TEA, usado como identificação.
No Parque de Diversões Riquinho, o acesso também seguirá regras específicas. Será obrigatória a apresentação do laudo médico e da carteirinha da criança autista. A pulseira de acesso ilimitado por dia, oferecida com abatimento de 50% do valor, custará R$ 30,00 e será colocada diretamente na criança no momento da entrada. Caso a criança precise de acompanhante, o valor total das duas pulseiras, será de R$ 60,00.
A secretária do Transtorno do Espectro Autista e Outras Neuroticipidades, Ana Rita Guite, celebrou a conquista: “É uma ação histórica, solicitada por nossa pasta ao prefeito, que imediatamente atendeu. Estamos garantindo organização e segurança para que as famílias possam aproveitar a Emapa com tranquilidade”. A secretária Marli, também agradeceu ao prefeito e falou sobre a iniciativa. “Para nós é um orgulho poder proporcionar este momento às famílias”, destaca Marli.
As medidas reforçam o compromisso da Prefeitura de Avaré com a inclusão, o acolhimento e a acessibilidade sensorial, garantindo que todas as famílias possam participar da Emapa 2025 com segurança, respeito e tranquilidade. O evento se consolida como um marco no cuidado às pessoas com deficiência e no fortalecimento das políticas públicas de inclusão no município.
- Avaré