O projeto reforça o compromisso da distribuidora com a organização urbana e segurança, promovendo a ocupação ordenada dos postes
Moradores e comerciantes da Rua Rio de Janeiro foram os primeiros beneficiados com a ação de organização de cabos de telecomunicação em Avaré. Os trabalhos que serão realizados no decorrer de outubro, passarão pelas ruas Bahia (em 15/10), e rua São Paulo (29/10). A iniciativa é da CPFL Santa Cruz, em parceria com a Prefeitura e empresas do setor telecomunicações, seguindo a conformidade das normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
As ações incluem a correção de irregularidades e a retirada de cabos inativos, garantindo a ocupação ordenada das faixas técnicas. O projeto contribui para a segurança da população, reduz a poluição visual, valoriza a estética urbana e previne acidentes com fios soltos ou partidos, além de evitar possíveis danos à rede elétrica.
Segundo Luiz Henrique Cocchi, consultor de relacionamento da CPFL Santa Cruz, essa ação faz parte de um trabalho contínuo da companhia, “Na primeira etapa, realizada no primeiro semestre deste ano, foram emitidas 305 notificações às operadoras, e a remoção de fios de telefonia, internet e TV a cabo inativos ou irregulares. Ao todo, já foram regularizados 17 quilômetros de rede e 425 postes na cidade”, ressalta.
“Os trabalhos fortalecem a cooperação entre a distribuidora, as empresas de telecomunicações e o poder público. Com essa ação em Avaré, reforçamos nosso compromisso como agentes de organização urbana e segurança, promovendo a ocupação ordenada dos postes”, destaca Cocchi.
A CPFL Santa Cruz orienta seus clientes a nunca se aproximarem de cabos rompidos ou caídos no chão. Nessas situações, é importante que o contato seja feito com o serviço emergencial pelo telefone 0800 772 2196 (ligação gratuita).
O que diz a lei - De acordo com a legislação brasileira, cabe às distribuidoras de energia monitorarem o uso adequado dos postes pelas operadoras de telecomunicações e notificá-las em caso de irregularidades, em conformidade com a Resolução Conjunta nº 004/2014 – ANEEL/ANATEL e a Resolução Normativa Aneel nº 1.044/2022.
Mesmo sem notificações, essas empresas têm a obrigação de manter seus cabos organizados e dentro dos padrões técnicos, porém, como medida de segurança, quando a CPFL toma ciência de irregularidades que representem risco à população ou à rede elétrica, realiza a correção em caráter emergencial.
Vale destacar que os cabos de energia elétrica, de responsabilidade da CPFL Santa Cruz, seguem a norma NBR 15214/2005. Eles são instalados acima do cabeamento de telecomunicações e nunca devem estar enrolados ou pendurados nos postes.