Curso abordou atribuições legais do Conselho Tutelar e uso do Sipia, sistema unificado de registro de ocorrências
Conselheiras tutelares de Avaré participaram de uma capacitação voltada ao aprimoramento técnico e ao fortalecimento da atuação na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
A formação, que também contou com a participação de profissionais de Arandu, foi realizada ao longo de três dias no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Vereador Evaristo Garcia Pereira, totalizando 24 horas.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) e o Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (AMVAPA).
O trabalho tem apoio do prefeito Roberto Araujo. “A formação reforça compromisso das instituições com a qualificação contínua dos profissionais e com a melhoria dos serviços prestados à população”, destacou a SEMADS.
Conteúdo programático
O conteúdo programático contemplou as atribuições legais do Conselho Tutelar, órgão municipal que atua na defesa dos direitos da criança e do adolescente.
O curso também abordou o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), ferramenta essencial para o registro e o acompanhamento das ocorrências atendidas pelos conselheiros.
Aspectos práticos e normativos relacionados ao uso do sistema foram apresentados aos participantes pelo professor Rogério Pereira Gomes, coordenador-técnico do Sipia.
Desenvolvido pelo Governo Federal, o Sipia é uma ferramenta nacional unificada que permite a gestão de informações, bem como o planejamento de políticas públicas.
Saiba mais
O Conselho Tutelar de Avaré fica na Rua Pernambuco, nº 1254, no centro. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.
O órgão pode ser acionado durante o horário de expediente pelo (14) 3732-1199. Após esse horário, os conselheiros tutelares atendem em regime de plantão pelos telefones (14) 9 9606-0224 ou (14) 9 9893-0167.
- Avaré