Ações aconteceram em quatro municípios da região de Itapeva e dois municípios da região de Marília
A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) de São Paulo promoveu nesta semana mais uma edição do programa Cidadania Itinerante, iniciativa que leva unidades móveis a diferentes municípios para oferecer serviços gratuitos à população, como emissão e atualização de documentos, orientação jurídica, inclusão digital e acesso a direitos básicos.
As ações ocorreram em quatro cidades da região administrativa de Itapeva (Fartura, Itaí, Taquarituba e Arandu) e em dois municípios da região de Marília (Tupã e Herculândia).
Em Fartura, o atendimento foi realizado com o ônibus do programa estacionado em frente à Igreja Matriz, entre terça-feira (13) e quinta-feira (15). Em cada local, foram distribuídas 100 senhas por dia, por ordem de chegada, com encerramento da entrega até uma hora antes do término do expediente.
O objetivo do Cidadania Itinerante é facilitar o acesso da população a serviços essenciais do Estado, como atualização de documentos e cadastros, acesso a programas sociais e orientações diversas.
Entre os serviços disponibilizados estiveram o agendamento de primeira e segunda via do RG, segunda via da CNH, atendimentos da Receita Federal, emissão de atestado de antecedentes criminais, criação de conta GOV, consulta ao Serasa, elaboração de currículo, emissão de segunda via de CPF, título de eleitor e contas de água e luz, além de orientações do Procon, da Defensoria Pública e sobre seguro-desemprego.
Também foram oferecidos serviços como registro de boletim de ocorrência, solicitação de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, orientações migratórias com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), recebimento de denúncias de discriminação e intolerância religiosa e informações sobre a plataforma Trampolim.
Além de Fartura, os municípios de Itaí, Arandu e Taquarituba – da região de Itapeva – também receberam as unidades móveis do programa. Em Itaí, os atendimentos ocorreram na Praça 9 da Bandeira entre os dias 13 e 15. Já em Arandu e Taquarituba, o Cidadania Itinerante esteve presente na sexta-feira (16) e no sábado (17), com atendimentos realizados, respectivamente, na Praça Doutor João Coutinho de Lima e na Praça João Clímaco.