A data de 27 de maio passa a ser um marco em Avaré na luta contra o feminicídio e a violência contra as mulheres. A Câmara de Vereadores da cidade aprovou, por unanimidade, na sessão de segunda-feira (25), o Projeto de Lei 154/2025, de autoria da vereadora Professora Adalgisa Ward (Podemos), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o “Dia Enfermeira Márcia”.
De acordo com o artigo 1º do PL, a data tem por finalidade preservar a memória da servidora municipal Márcia de Fátima Meira, de 40 anos de idade, assassinada de forma brutal pelo ex-marido quando estava em horário de serviço na Unidade Básica de Saúde do bairro Vera Cruz, um caso de feminicídio que chocou a cidade ocorrido no dia 27 de maio do corrente ano.
Além de homenagear a servidora, o projeto também tem por finalidade conscientizar a sociedade sobre a gravidade da violência de gênero e do feminicídio, promover o debate, a prevenção e o enfrentamento à violência contra as mulheres e incentivar ações educativas e reflexivas nas escolas, instituições públicas e demais espaços sociais.
“Trata-se de uma justa homenagem a uma mulher que teve sua vida interrompida de forma violenta e covarde, e cuja memória deve ser preservada como símbolo da resistência e da luta por justiça para todas as mulheres. O feminicídio representa a face mais extrema da violência de gênero, que não escolhe classe social, idade ou profissão”, justificou a vereadora.
“A criação desta data tem o objetivo de transformar o luto em luta, promovendo a conscientização da população sobre esse grave problema social e estimulando políticas públicas voltadas à prevenção, acolhimento e enfretamento da violência contra a mulher”, completou a autora do projeto.
Familiares da enfermeira Márcia estiveram presentes à sessão e acompanharam a votação e aprovação. Emocionados, eles agradeceram aos vereadores pela criação dessa data que, sem dúvida, será de grande importância à memória da servidora municipal que, apesar de ter sido vítima de uma crueldade covarde, se torna símbolo de futuras ações educativas e reflexivas que contribuirão para a construção de uma cultura de paz, respeito e igualdade.
- Avaré