Autoridades civis e militares se reuniram na Câmara de Avaré para debater medidas de prevenção e conscientização sobre afogamentos na Represa Jurumirim
Foi realizada na Câmara Municipal da Estância Turística de Avaré na noite de terça-feira (11), Audiência Pública com o tema “Segurança na Orla do Camping Municipal e Costa Azul 2025”, proposta pelo vereador Moacir Lima. O encontro teve como objetivo discutir ações de prevenção a afogamentos e reforço da segurança nas áreas de maior fluxo de banhistas da Represa Jurumirim.
Bombeiros alertam sobre aumento de ocorrências - Durante o debate, tenente Lyrio apresentou dados preocupantes: somente em Avaré, o Corpo de Bombeiros atendeu 150 ocorrências em 30 dias, entre resgates e atendimentos pré-hospitalares. O comandante destacou ainda que a corporação cobre outros quatro municípios - Arandu, Cerqueira César, Águas de Santa Bárbara e Iaras - com uma média de 300 atendimentos mensais.
Segundo o tenente Lyrio, Avaré, registrou 5 afogamentos em 2022, 2 em 2023 e 4 em 2024. Em 2025, já foram contabilizados 6 casos, mesmo antes do início do verão. “Temos uma camionete e equipe especializada em salvamento aquático, mas o efetivo é pequeno. São 27 bombeiros para cobrir plantões 24 horas durante todo o mês”, explicou. Lyrio disse se sentir responsável por cada vida que se perde nas águas de Avaré e a fala comoveu a todos.
Marinha e escoteiros reforçam a importância da prevenção - O capitão Logan, da Marinha, relatou que a Capitania Fluvial é acionada sempre que há ocorrências envolvendo embarcações sem equipamentos de segurança e reforçou a importância da conscientização dos condutores e banhistas.
Já o bombeiro da reserva, Jairo destacou os riscos da represa. “Quem nunca mergulhou ali não imagina: o píer chega a ter 120 metros de comprimento e a profundidade pode ultrapassar 40 metros entre as pilastras da ponte”, alertou. Ele apresentou um vídeo onde os bombeiros descem às águas da represa, embaixo da terceira pilastra da ponte, durante treinamento. Pelas imagens, os homens descem a quase 40 metros de profundidade, deixando todos perplexos.
O movimento escoteiro, representado por Neves, se colocou à disposição para ações voluntárias de conscientização, como campanhas educativas e atividades preventivas junto à comunidade.
GCM poderá implantar patrulha aquática - O secretário Jorge Carvalheira anunciou que para os próximos anos existe o projeto de criação da Patrulha Aquática, após implantação da Guarda Civil Municipal, que está em andamento. O objetivo, segundo o secretário é de apoiar as ações dos bombeiros e orientar banhistas nas áreas mais críticas. “Contamos com o apoio do prefeito Roberto Araujo nessa iniciativa”, afirmou.
Janaína Soares, responsável pelo Camping Municipal, reforçou que o píer não é um trampolim e que a última vítima de afogamento havia sido orientada a não pular no local pelos guardas civis de vigilância. “Mesmo com placas de proibição, muitos insistem. É essencial que a população respeite as regras de segurança”, alertou.
Prefeito anuncia medidas preventivas - O prefeito Roberto Araujo (PL) não pôde comparecer à audiência por estar em Brasília (DF), cumprindo agenda institucional pelo município. Entretanto, já havia anunciado medidas preventivas como a implantação de plantões de dois bombeiros aos sábados e domingos no local, além da assinatura do convênio da Atividade Delegada, que deverá ser implantada em breve em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Conscientização e união de esforços - Para o vereador Moacir Lima, idealizador da audiência, o debate foi essencial para reunir propostas e fortalecer a união entre as forças de segurança e a sociedade civil. “Quando buscamos recursos e soluções, é para ajudar o município a se desenvolver e proteger vidas. A conscientização dos banhistas é o ponto fundamental”, destacou.
Ao final, os participantes reafirmaram o compromisso de continuar trabalhando de forma integrada, com campanhas educativas, melhorias estruturais e ações conjuntas voltadas à segurança da população e dos turistas que frequentam a Represa Jurumirim.
- Avaré